<$BlogRSDUrl$>

27 outubro 2003

É certo que notamos à nossa volta, no meio académico e não só, uma crescente apatia nos jovens. Eu diria que mais do que apatia, o que se vê é conformismo, o que não sei se até mais grave. O pensamento parece ser: "isto está mal... mas se eu fizer alguma coisa pode ser que as coisas piorem para o meu lado, por isso é melhor deixar-me mas é ficar aqui quietinho, na carneirada e não fazer ondas". Este tipo de raciocínio trás implicito outro dos problemas de hoje em dia que é uma imensa preguiça ("Porque é que eu me hei-de mexer... isso só dá é trabalho") que é também o que leva a quase ninguém querer participar na politica, daí a fraca qualidade de uma parte dos políticos, o que leva a uma maior perda de interesse... é uma bola de neve.
Outro problema da juventude hoje em dia é que tem muitas coisas para fazer, muitas distracções, não nos podemos esquecer da globalização que nos entra pela casa e pelos olhos a dentro. Muitos jovens pura e simplesmente preferem fazer outras coisas que pura e simplesmente acham mais interessantes. E estão no seu direito, claro, o problema é que parecem não ver o que estão a abdicar. O argumento do costume é que como nascemos numa democracia não sabemos como era, que damos tudo por adquirido, que não precisámos de lutar pela nossa liberdade. A questão também se põe em muitas outras democracias e, apesar destes argumentos, parece-me ser algo mais do que isto.
Às vezes esquecemo-nos o quanto copiamos os mais velhos, mas se formos a reparar, tudo isto que foi dito não só vale para os jovens mas para a sociedade enquanto um todo. Daí a também enorme falta de qualidade de alguns dos dirigentes e lideres actuais, das manifestações ("Assim não pode ser, trabalhar sem receber", que raio de palavra de ordem... não pode ser? Não têm nada mais fortezinho do que isso?), etc.
Mas a verdade é que nós enquanto jovens temos uma responsabilidade maior. Não podemos deixar que os carreiristas e oportunistas e homens do aparelho (os "yes men") tomem conta dos cargos de importância seja onde for. Cabe-nos a nós sair do esturpor e fazer alguma coisa. Toca a acordar pessoal!

24 outubro 2003

(Des)Intervenção dos jovens na sociedade

Em tempos conturbados como os que passamos, em que as instituições democráticas não funcionam correctamente e têm um clima de suspeição sobre elas, nada é mais importante do que acreditar que o futuro será melhor. Para tal é necessário que os jovens de hoje, que serão os líderes de amanhã, estejam conscientes dos problemas que a eles também dizem respeito.
A apatia dos jovens é um flagelo que se tem de combater para termos a certeza que o amanhã será melhor. É certo que os "nossos" combates são diferentes dos dos nossos pais e avós, no entanto, é preciso tornar esses combates em algo que valha verdadeiramente a pena lutar. Julgo que muitos dos jovens hoje em dia não sabem o que querem, daí o ruído e manifestações sem jeito, em vez de clareza e debate concertado com os que podem verdadeiramente mudar o rumo das coisas!
É com preocupação que olho para os diversos movimentos políticos e culturais para jovens e líderados por jovens, tudo devido a uma linha de pensamento estruturada, a falta de valores e ensinamentos para a formação pessoal dos seus filiados ou simpatizantes.
Será que "nós" estamos preparados para tomar conta do que quer que seja?
Será que estamos a beira de um Portugal onde o "amiguismo" valerá em deterimento do mérito pessoal?
Será que estamos perante um futuro onde a anarquia e o laxismo serão as palavras de ordem?
Deixo aqui o mote para uma análise para todos os que queiram participar no Artigo 37º.

18 outubro 2003

Este blog tem como objectivo a trasmissão de ideias, pensamentos, críticas de um grupo heterogéneo de pessoas que têm como ponto de ligação, numa fase inicial, os fundadores, Raquel Lourenço e Miguel Brito. É absolutamente necessário que os intervenientes neste blog sejam capazes de expor as suas ideias de modo claro para que se possa criar um bom ambiente de discussão. Espera-se de todos o que esperamos de nós próprios, coerência, capacidade crítica e que respeitem as opiniões dos outros. Basta seguir o Artigo 37º da nossa Constituição e não haverá problema!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com Bloco-notas (apdeites) Bravenet.com